O que é disbiose e como ela afeta nossa saúde

Por Barbara Pott (CRN 3583)

     O estilo de vida e a alimentação passaram por grandes mudanças nas últimas décadas, sobrecarregando diversos sistemas do nosso organismo, um exemplo deles, é o intestino.

     A disbiose é um desequilíbrio intestinal entre as bactérias benéficas e maléficas a qual as bactérias maléficas prevalecem.  Esta disbiose ocorre em função de uma alimentação inadequada (açúcar e farinha de trigo), por maus hábitos de vida (fumo, álcool), stress ou pelo uso de medicamentos: antiácidos, antiinflamatórios e, principalmente, os antibióticos que acabam matando também as bactérias boas. A consequência de não tratar uma disbiose é a baixa da imunidade, surgimento de alergias e intolerâncias, desequilíbrio hormonal, má absorção de nutrientes e suplementos alimentares e até quadros de tristeza.

disbioseintestinal

     É possível identificar a disbiose através de alguns sinais e sintomas como constipação crônica, alterações repentinas no humor, flatulência, distensão abdominal, fadiga, entre outros.

     O tratamento é feito através da inclusão de alimentos funcionais os quais são responsáveis pela melhora e manutenção da microbiota intestinal. Os alimentos com função prebiótica e os suplementos probióticos (lactobacilos) tem mostrado consequentes efeitos benéficos sobre a saúde, principalmente o restabelecimento do equilíbrio dos microrganismos. A ingestão correta de água também tem um papel importante neste caso.

     O principal alimento com função prebiótica é a biomassa de banana verde, o kefir e a batata yacon. Alimentos funcionais como farelo de aveia (ou outras fibras), frutas, hortaliças, cebola, alho, alho poró e chás naturais devem ser incluídos na dieta. Juntamente com a inclusão desses alimentos, devemos evitar ao máximo o consumo de açúcar (todos os tipos), adoçantes artificiais, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, alimentos açucarados, alimentos industrializados, glúten, cigarro e álcool.

     A boa e correta nutrição pode mudar sua vida! Descubra novos sabores e tente incluir saúde no seu dia-a-dia. Para auxiliar e estimular esses novos hábitos, compartilho uma receita de frango ao molho de biomassa para provar:

Ingredientes

– 4 filé de peito de frango cortado em cubos;

– 1 col de sobremesa de gengibre ralado ou em pó;

– 1 col café de páprica picante;

– 2 col café de curry;

– 1 col sopa de azeite de oliva;

– 3 col sopa de biomassa;

– 1 col chá de broto de feijão;

– ¾ de xíc de leite desnatado;

– sal.

Modo de preparo:

1. Em uma panela coloque o azeite de oliva e refogue o gengibre (se não for em pó);

2. Coloque os cubos de frango e doure;

3. Acrescente as especiarias, o leite e o sal. Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo com a panela tampada;

4. Adicione a biomassa e misture. Desligue o fogo e acrescente os brotos de feijão e deixe descansar por 2 minutos com a panela tampada.

Isabel Debatin. Catarinense, 23 anos, apaixonada por cultura, histórias e jornalismo.
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